Conheça nosso blog
Emissão GRÁTIS por até 7 dias sem compromisso
30ABR
Saiba a importância do arquivo xml da nota fiscal eletrônica
Publicado em 30 de abril de 2023

Saiba a importância do arquivo XML da nota fiscal

Para muitas empresas e consumidores a Nota Fiscal Eletrônica e suas características ainda é uma novidade. Uma dúvida frequente do consumidor é relativa ao formato de arquivo adotado como modelo para a NF-e - o XML - que na verdade é um código, de difícil leitura. Por isso, muitas vezes, o consumidor, ao receber o arquivo XML, acredita que houve um erro na mensagem ou que o arquivo está corrompido, o que não é verdade.

O que é XML da Nota Fiscal eletrônica (NF-e)?

O XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem de marcação utilizada para estruturar e armazenar dados em um formato legível por máquina. O XML oferece suporte ao intercâmbio de informações entre sistemas de computador, como sites, bancos de dados e aplicações de terceiros. Regras predefinidas facilitam a transmissão de dados como arquivos XML em qualquer rede, pois o destinatário pode usar essas regras para ler os dados com precisão e eficiência.

 

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento fiscal emitido e armazenado eletronicamente, em formato XML, que substitui a nota fiscal em papel.

 

A dificuldade da interpretação do XML

A linguagem XML, realmente é de difícil leitura e, por isso, existe o DANFe, Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, um arquivo que traduz as informações do XML original para um formato de melhor visualização.

 

DANF-e

Originalmente, o DANFe foi criado para ser anexado ao produto durante o transporte até o destinatário, com a função de auxiliar a consulta de órgãos fiscalizadores à carga que o transportador está carregando. Ou seja, o DANFe tem a função de simplificar a demonstração das informações contidas em uma Nota Fiscal Eletrônica (XML), porém não substitui a mesma.

 

Sendo assim, é importante frisar que o DANFe não é o arquivo original da Nota Fiscal Eletrônica e, dessa forma, não pode ser considerado para fins fiscais. É necessário solicitar sempre o arquivo XML e armazená-lo com segurança.

 

Posts Recentes