Conheça nosso blog
Emissão GRÁTIS por 7 dias sem compromisso
02OUT
O código de barras para NF-e é obrigatório? Veja nesse artigo!
Publicado em 02 de outubro de 2020

O código de barras para nota fiscal eletrônica é obrigatório?

Se você é fabricante, varejista ou, até mesmo, contador, o tema "código de barras para NF-e" lhe interessa e muito! As obrigações para tê-lo ou não na nota são previstas com base nas cláusulas do Ajuste SINIEF 7/2005. Neste artigo, falaremos sobre elas e quais efeitos derivam delas para as empresas. Quer saber mais sobre o assunto? Prossiga a leitura e veja como o Nota Simples pode contribuir para manter sua companhia legalizada.

Código de barras para NF-e: saiba tudo sobre esse tema!

Histórico

O Ajuste Sinief nº 7/2005 instituiu a NF-e, modelo 55, em nível nacional. Isso garantiu que todos as operações ficassem resguardadas de modo eletrônico, por meio do digital. A validade jurídica, nesta medida, passou a contar como assinatura, também, digital do emitente. Por consequência, a Unidade Federada, UF, passou a administrar a captação dos recursos tributários tendo em vista essa ação. Isso não só melhorou a vida de quem é empreendedor, como também regularizou as ações de arrecadação de impostos.

Observações

A discussão a respeito do código de barras para NF-e foi iniciada quando o layout do Manual de Orientação do Contribuinte, MOC, passou a ser estabelecido como padrão para emissão. Para que a empresa tenha maior facilidade de produzir a NF-e, nele ficou permitido a utilização de recursos como software.

Existe obrigatoriedade? Se sim, quando?

Contudo, a formalidade prevista no MOC versão 6.0 pontua algo relevante no Ajuste Sinief nº 16/2010, o preenchimento do código de barras para NF-e. A partir dele, os campos obrigatórios cEAN e cEANTrib do arquivo XML da NF-e não podem ficar em branco. Mas note, a obrigatoriedade é válida apenas quando o produto posto à venda possuir código de barras com GTIN, Número Global de Item.

Como o código deve estar na DANFE?

Em geral, o código de barras para NF-e irá apresentar 44 dígitos na DANFE, Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica. Ele deve ficar posicionado próximo à numeração de registro da NF-e, com fácil visualização. Abaixo dele devem constar a chave de acesso e os dados da NF-e.

Onde emitir Nota Fiscal Eletrônica com segurança?

Tendo em vista a importância do assunto de código de barras para NF-e, se torna muito importante que a nota fiscal da sua empresa ou a qual você é representante fiscal seja feita por um sistema de confiança. Nós do Nota Simples trabalhamos com comprometimento e dedicação para gerar resultados satisfatórios. Somos uma plataforma segura para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. Conte com o melhor gerenciador de NFe! Disponibilizamos planos que cabem no seu bolso. Nossa responsabilidade é tornar a gestão rápida e eficiente! Entre em conosco para conhecer melhor as nossas soluções e fique sem preocupações com obedecimento à legislação. Gostou deste artigo? Continue lendo o conteúdo exclusivo que já preparamos em nosso blog. Veja:
Posts Recentes