Conheça nosso blog
Emissão GRÁTIS por 7 dias sem compromisso
31JAN
Descubra qual a diferença entre NF de Retorno x Devolução!
Publicado em 31 de janeiro de 2022

Descubra qual a diferença entre NF de Retorno x Devolução!

Atenção, empreendedor! Já confundiu as naturezas de operações de notas fiscais? Saiba que esse é um erro comum. No entanto, o ideal para evitar problemas fiscais é sempre ter precaução e prevenir essas falhas. Nesse sentido, preparamos este artigo. Aqui, explicamos a diferença entre NF de Retorno e Devolução. Continue lendo para entender e evitar equívocos!

NF de Retorno

A NF de Retorno é a natureza utilizada para registrar o regresso de um bem ao seu local de origem. Ou seja, a circulação da mercadoria. Nesse caso, a necessidade do documento ocorre após a emissão de uma NF de Remessa e só funciona para operações não comerciais. Os motivos que podem exigir a emissão da NF de Retorno são:
  • conserto de produto;
  • artigos para demonstração;
  • filial ou depósito de destino fechados.

NF de Devolução

Por sua vez, a emissão da NF de Devolução ocorre quando é preciso invalidar uma compra ou uma nota fiscal anterior. Ou seja, quando já se passaram até 24 horas e já não é possível cancelar a nota fiscal de venda ou de compra. Geralmente, a necessidade de emissão desse documento ocorre quando o processo de venda não é concluído. Assim, se torna necessário anular. A NF precisa ser emitida pela empresa quando:
  • o destinatário não é encontrado no momento da entrega;
  • há uma recusa do comprador;
  • há erros na emissão da NF-e.
Porém, se o próprio destinatário quiser anular o documento, ele pode. Basta ele emitir a NF de Devolução. Isso acontece quando:
  • há dano à mercadoria;
  • os bens adquiridos não foram entregues.
Então, qual a diferença entre NF de Retorno e Devolução? Ainda está em dúvida acerca da diferença entre NF de Retorno e Devolução? Nós vamos te ajudar a entender! Basicamente, essas duas naturezas se distanciam quando abordamos o objetivo de emissão do documento. Enquanto a primeira serve para registrar um retorno de mercadoria, a segunda existe para anular uma compra. Cuidado! Quando for emitir qualquer uma das duas, também é preciso se atentar quanto ao preenchimento do CFOP. Ele muda de uma natureza para outra.

Nota Simples: sua emissora de nota fiscal!

Este artigo te ajudou a entender qual a diferença entre NF de Retorno e Devolução? O Nota Simples está aqui para auxiliar empreendedores que precisam de ajuda. Somos uma empresa que oferece um sistema para emissão de nota fiscal eletrônica e gestão de NFe. Oferecemos a solução necessária para quem gerencia um negócio! Precisa dessa ajuda para emitir NF na sua empresa? Entre já em contato conosco!
Posts Recentes